Imagem
Agora é a vez de a Wide & Slim ser sacrificada para fazer uma objectiva de 22mm para a Fed...

    A Wide & Slim é uma maquina totalmente feita em plástico, com a excepção de alguns parafusos. Tem muita "fama" devido à sua objectiva, uma ultra-angular de 22mm, algo muito incomum de encontrar em máquinas compactas.
    Mas como se trata de uma maquina de plástico, também é conhecida pela má construção e claro pela falta de opções que uma maquina mais séria já teria, a abertura e velocidades são fixas por exemplo.
 Imagem
    Comecei por medir a W&S. Rapidamente cheguei a conclusão que ia dar luta. Devido à distancia da objectiva ao filme, ela vai ficar toda dentro do corpo da Fed. O que poderia causar graves problemas de vinhetagem.

 Imagem
    Neste rascunho vemos a objectiva encaixada no corpo da Fed. O elemento frontal fica quase 1cm dentro do corpo.

 Imagem
    E neste rascunho temos as dimensões em detalhe para a colocação das lentes. Pode-se ver a distancia a que as duas lentes têm de ficar a uma da outra e a distancia da objectiva ao filme.

 Imagem
    Aqui tá uma imagem do resultado.

 Imagem
    E visto de trás. Nota-se o meu improviso para manter as duas lentes afastadas. Desde que tenha as dimensões certas, funciona...
    Provavelmente também já repararam nos parafusos, como não tinha a certeza que este esquema iria funcionar, não queria alterar a W&S de maneira irreparável. Então fiz com que as tentes pudessem voltar facilmente para o seu lugar original...

 Imagem
    A objectiva já montada no corpo da Fed.

 Imagem
    O primeiro teste, uma comparação  com as outras lentes que tenho para a Fed.

Fotos tiradas com a objectiva da Wide & Slim:

    Os resultados mostram a qualidade (ou qualidades) da objectiva. Muita suavidades nas imagens, especialmente nos cantos e um flare algo vistoso. A vinhetagem que eu temia divido à colocação da lente dentro do corpo não é muito agressiva, praticamente só se nota no canto inferior direito das imagens. Se repararem nas imagens verticais (e em algumas horizontais), a vinhetagem desaparece...
    Parece que o que se vê nas imagens afinal é a ponta dos meu dedos a segurar a maquina. E não, não estavam à frente da lente!

Em jeito de conclusão:

 Imagem
    Pessoalmente acho que os resultados deixam algo a desejar, não é uma objectiva que me vejo a usar muitas vezes. Ganhei muita flexibilidade em relação à W&S original, porque posso controlar a velocidade do obturador, mas acho que os 22mm são demais para o tipo de fotografia que ando a fazer.
    Só para não dizer que as minhas "necessidades" de ultra-angulares estão a ser correspondidas pela Ricoh R1 e a sua objectiva que pode ir aos 24mm! Tem algumas falhas, mas são muito menos agressivas....




Leave a Reply.