Imagem
    Uma das grandes vantagens de ter uma maquina sem espelho é que se pode adaptar uma quantidade enorme de lentes, basta haver vontade.         Aqui mostro as minhas aventuras com a reutilização de lentes, especialmente as grandes angulares.

Jupiter-12, 35mm f/2.8

 Imagem
     Esta lente é provavelmente das grandes angulares mais comuns para rangefinders m39, não vou fazer um review até porque na net já há muita informação.
    Tem todos os "luxos" que se pode esperar, controlo de abertura e acopolável com o rangefinder. Não é uma objectiva grande (pelo contrário) mas devido à sua forma, não se consegue guardar a maquina nos bolsos.

Imagens tiradas com a Jupiter:

1ª Invenção, 32mm f/16

 Imagem
    Esta lente veio duma compacta da Yashica, a AF-J. Originalmente tinha uma abertura de f/3.5, mas como queria uma objectiva que não fosse preciso focar, fixei a abertura em f/16.
    Uma das grandes vantagens de ter uma lente assim é a rapidez de utilização, basta enquadrar, a profundidade de campo "trata" de meter tudo em foco. O que torna a maquina muito pratica para a rua.
     É claro que também podia usar a Jupiter-12 dessa maneira, mas (e aqui entra a maior das vantagens) o tamanho desta lente permite-me guardá-la em qualquer bolso e torna a maquina menos intrusiva.
    Acabei por colar um filtro sem vidro à geringonça e agora tenho um suporte para os meus filtros preferidos (geralmente uso o vermelho).
    Infelizmente o foco não está perfeito, tem de ser ajustada. Depois de muitos testes, lá me convenci que tenho de melhorar a lente...

Imagens tiradas com a 32mm:

2ª invenção, a Mju. 35mm f/16:

 Imagem
    A Olympus Mju é uma preferida de muito pessoal, até parece que agora anda aí uma moda e todos têm pelo menos uma! Vocês sabem quem são :p
    Esta foi me oferecida já com o propósito de lhe sacar a lente, e assim foi!
    Também tem a abertura fixa a f/16 para aproveitar a profundidade de campo. Sendo ligeiramente maior que a 32mm, não incomoda ao enfiar a maquina no bolso, mas nota-se uma boa diferença na qualidade da imagem (também porque a 32mm não está "afinada").
    Neste momento posso me "orgulhar"de ter a Mju maior e mais pesada que existe (até provarem o contrário)...

Imagens da "super" Mju:

 Imagem


    Em jeito de conclusão, o que sobra duma Mju depois de lhe pôr as mãos em cima?
    Pouca coisa....




Leave a Reply.