Imagem
    Novo filme, velhos hábitos...
    A We Love Film consegui arranjar para o pessoal um filme de que não se sabe nada. Apenas que é de ISO 400 e que foi importado pela Foto-R3.
    Tinha que experimentar....

 Imagem
    Vários rumores andam pela net, uns dizem que é Neopan, outros Rollei Retro 400S. De Neopan só consegui arranjar um resto que tinha ficado num cartucho para comparar (não está na imagem) mas posso dizer que não tem nada a haver.
    De todos os filmes 400 que já experimentei (na imagem falta o Foma 400 e o Neopan 400), este Protopan não me parece nenhum deles.
    Nota-se na imagem que o Protopan tem uma cor verde muito característica depois de revelado.

 Imagem
    Uma surpresa que tive, foi quando ensaiei o fixador. Cortei uma tira do filme, lavei-o com os dedos e pus 5m no fixador. A base do filme ficou completamente transparente, algo que nunca me tinha acontecido (notar na imagem a tira mais pequena).   
     Pensei logo com os meu botões que este filme talvez desse para tentar fazer slides (algo que nunca experimentei, slides p&b).
    Infelizmente, o filme não saiu da revelação totalmente transparente, apesar de dar mais uns minutos no fixador. Provavelmente a lavagem à mão retirou totalmente a camada "Anti-Halation", algo que a lavagem por inversões não conseguiu...

 Imagem
    Como já tinha sido reportado, o filme não tem numeração nem identificação nas bordas. Porra até parece que é algo secreto...



    Este filme não tem tempos de revelação definidos, apenas sugestões. Para complicar mais a situação, usei-o a ISO 1600.
Pelos tempos sugeridos, dava para ver que a revelação ia ser demorada, especialmente para Rodinal a 1+50.
    Deixei o filme 20m no tanque com revelador a 24º. Se fosse a 20ºC daria algo como 30m.
    Os negativos que estavam bem expostos saíram com uma densidade porreira, por isso não devo estar muito afastado dos tempos "ideais".
    Agitei os primeiros 30s e depois fiz duas inversões em cada minuto. Fixado com Ilford Rapid Fixer e depois de lavado, um banho em Ilfotol (o agente molhante da Ilford).

    O primeiro grupo de imagens foram tiradas com a FED-2 e a minha lente caseira (em breve vai ter direito a um post) com um filtro vermelho.
    O segundo foi com a Ricoh R1.

 Imagem
    Em jeito de conclusão:

    É cedo para dar uma opinião, tenho que o usar mais vezes. Mas pelo que vi, estou muito contente com os resultados (da revelação, não das fotografias). Os tons (mesmo a 1600) são muito agradáveis e o contraste bem forte (a puxada ajudou). O grão encontra-se ao nível do HP5+ e um bocado mais agressivo que o Tri-x, mas nada de desagradável.
    É um filme que vou voltar a usar com gosto...

Francisco Silva
9/8/2012 10:22:07 pm

Excelente trabalho Jota.

No único que revelei saiu-me bem transparente na zona fora dos frames, fiz pré-lavagem. Tu fizeste?

Reply
Jotapicos
10/8/2012 12:04:17 am

Obrigado ;)

Fartei-me de lavar o filme antes de revelar. Pelos vistos não foi suficiente...
A ver se próxima corre melhor!

Reply
11/8/2012 08:04:57 am

Também estou curioso para ver o que sai desses rolos, boa review!

Reply
18/8/2012 08:09:56 pm

No único que revelei, fiz uma pré-lavagem de 1 minuto e meio, troquei a água umas 3 vezes e na primeira e segunda vez que tirei a água, saiu com cores diferentes (roxo e verde?). Nunca tinha reparado numa coisa assim, secalhar ando distraído :P Mas o meu também não saiu transparentes, talvez precisasse de mais lavagem?
Também notei algum grão, não tanto como hp5. Achei os resultados com bastante menos contraste, mas lá está eu usei-o a 400.
Boa review!

Reply
Jotapicos
21/8/2012 07:45:06 am

Obrigado ;)

Eu também vou insistir mais na lavagem, mas já dá para ver que este rolo quer luta ;)

Reply



Leave a Reply.