Imagem
    Já andava com vontade de brincar com uma pinhole há muito tempo. Até agora só tinha experimentado uma que levava filme de 35mm e soube a muito pouco.
    Tinha de inventar algo mais satisfatório...

 Imagem
    Basicamente o que me iria satisfazer era um negativo maior!
    Tinha cá por casa uma Voigtlander Brillant que só pegava de vez em quando e me pareceu ser uma boa base para este projecto. Primeiro porque leva filme 120 e faz 6x6 e segundo, já a tinha desmontado para uma limpeza e sabia que o conjunto lente/obturador saía facilmente.
    Dito e feito! Saquei a lente, cortei umas rodelas de folha de plástico à medida para caber no buraco deixado pela lente e obturador. Para ter a certeza que mão entrava luz, coloquei uma rodela de espuma preta densa atrás do plástico (é um material que já usei para lightseals com sucesso).
    O pinhole foi feito com uma agulha numa lamina de um obturador (proveniente duma compacta avariada) e depois alisei a superfície com lixa fina.
    Ao início pensava em utilizar um "obturador" tipo tampa, isto é, literalmente uma tampa que tivesse de retirar para iniciar a exposição...
    Após um bocado lá cheguei a conclusão que iria dar demasiados problemas, especialmente durante o transporte. Então aproveitei mais uma lamina da compacta dadora para criar algo mais pratico. Prendia ao plástico com um parafuso (que serve também de ponto pivot) e ao colocar outro parafuso do outro lado da lamina (notar o parafuso saliente nas imagens), tinha maneira de a controlar... Com o parafuso para cima (como está nas fotos) o obturador está fechado, ao deslizar para baixo, abre.
    Os detalhes técnicos do pinhole são: 65mm de distancia focal com uma abertura de 0.3mm, o que dá aproximadamente f/250. Para um dia de luz normal onde se aplique a regra "Sunny 16" dá uma exposição de 3 segundos (ISO100). É algo que devo alterar, acho que com uma exposição de 1s facilitava obter os resultados que procuro.
    Mesmo sabendo esta "falha" tive que testar o conceito...

 Imagem
    Máquina poisada no chão, o cacho estava + ou - a 10cm da maquina e o contentor a 50cm.
    Sol directo e exposição de 3s, contando bananas (1 banana, 2 bananas, 3 bananas... se não falarem muito depressa deve dar 3s eheheheh)

 Imagem
    Esta foto foi tirada sob uma sombra densa, que dava uma exposição de 20s. Para compensar a reciprocidade do filme dei 30 bananas (isto é, segundos).
    Maquina poisada sobre a grade e o muro estava aproximadamente 1m.

 Imagem
    Tirada practicamente no mesmo local que a anterior, foi um teste para ver como varia a definição da imagem com a distancia ao objecto.
    Após longas considerações técnicas, parece que não começa grande coisa e acaba tipo bosta... Ou seja, tá óptimo!

    O filme Utilizado foi um Polypan F disparado a ISO 100 e revelado em Rodinal 1+50 por 12.30m (24ºC). Para prevenir entradas de luz e poder contar as fotos, enrolei o filme num back de papel de um rolo 120.
    Estou a pensar em alargar o pinhole para ter exposições mais rápidas, quando tiver resultados, farei a segunda ronda...
Francisco Albergaria
1/8/2012 06:00:50 am

Puro Ninja !!!

Reply
Nuno Brandão
1/8/2012 06:45:37 am

Ninja! Aberturas maiores terás mais desfoque!!! Mas nada como testar!

Reply
Jotapicos
1/8/2012 12:28:53 pm

Sim, é bem possível. Mas quero mesmo tentar ter tempos de exposição mais rápidos....

Reply



Leave a Reply.